UOL Notícias Notícias
 

07/03/2006 - 10h39

Deputado chinês propõe oficializar massagem para criar empregos

Pequim, 7 mar (EFE).- Os deputados reunidos no plenário anual do legislativo chinês ouviram hoje uma proposta para transformar a tradição de massagear os pés em vagas de trabalho, segundo o jornal oficial "China Daily".

A idéia é do legislador Zhang Liyong, chamado com ironia por seus colegas no legislativo de "secretário massagista".

Apesar de a profissão de massagista estar muito vinculada na China com a prostituição, Zhang propõe transformá-la em uma fonte de renda levando em consideração a arraigada tradição da massagem de pés em sua província natal, Shaanxi (noroeste chinês), onde estudam a maioria dos massagistas do país.

Zhang, membro da Assembléia Nacional Popular (legislativo) e secretário do Partido Comunista em Xianyang, aponta que o setor serviços é ainda embrionário na China e que "todo novo negócio precisa de tempo para que as pessoas o aceitem".

O secretário iniciou uma cruzada para mudar a imagem negativa dos centros de massagens de pés depois que vários desempregados de sua província pediram para criar uma "associação da massagem de pés" para regularizar o serviço.

"Fui consciente de que podia pôr em perigo minha carreira ao me associar a um negócio considerado sujo para alguns", diz.

Zhang, que acha que a massagem pode gerar emprego em uma província onde o desemprego aumenta, explica que não pretende conseguir mais benefícios, mas "criar postos de trabalho".

"Não é um grande gasto, só custa 10 iuanes (US$ 1,25) por pessoa", acrescenta ao se referir à "missão especial" que encarregou a seus subordinados: receber uma massagem de pés cada domingo.

Só em sua cidade, Xianyang, há aproximadamente 400 centros de massagem de pés, que dão trabalho a 10.000 pessoas, e o sucesso destes serviços está impulsionando outros setores, como hotéis, restaurantes e táxis.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host