UOL Notícias Notícias
 

08/03/2006 - 20h08

Casa Branca diz que ameaças do Irã só servem para isolar o país

Washington, 8 mar (EFE).- As ameaças do Irã aos Estados Unidos só servem para isolar esse país do resto do mundo, afirmou hoje a Casa Branca.

Em declarações diretamente do Mississippi, onde o presidente George W. Bush visitou áreas afetadas pelo furacão Katrina, o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, afirmou que "as declarações e iniciativas provocadoras só isolarão o Irã do resto do mundo".

McClellan respondeu assim às ameaças do Irã, afirmando que os iranianos "poderiam infligir dano e dor" aos EUA se este país pressionar o Conselho de Segurança da ONU para impor punições a Teerã por seu programa nuclear, que Washington acredita ter caráter militar.

"Se os EUA decidirem escolher esse caminho, deixemos que a bola vá nessa direção", disse em Viena o subdiretor do Conselho Superior de Segurança Nacional do Irã, Javad Vaeidi.

O Irã assegura que seu programa nuclear só tem fins pacíficos, mas escondeu atividades atômicas durante 18 anos da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Na última resolução de seu Conselho de Governadores, em 4 de fevereiro, a AIEA pediu ao Irã que suspenda todas suas atividades envolvendo o enriquecimento de urânio e restaurar a confiança internacional por meio de mais transparência.

Essa resolução levou o caso iraniano ao Conselho de Segurança, cujos membros permanentes decidiram não atuar até receber o último relatório técnico da AIEA sobre o Irã, algo que pode acontecer entre hoje e amanhã.

Em testemunho ao Congresso dos EUA, o subsecretário de Estado adjunto, Nicholas Burns, afirmou que o Irã "ameaça diretamente interesses americanos vitais".

Segundo Burns, Washington planeja "uma atitude consensual no Conselho de Segurança da ONU que aumente de maneira gradual a pressão sobre o Irã".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host