UOL Notícias Notícias
 

08/03/2006 - 10h10

Coréia do Norte lança dois mísseis acidentalmente perto da China

Tóquio, 8 mar (EFE).- Baterias antiaéreas norte-coreanas lançaram acidentalmente dois mísseis terra-ar perto de sua fronteira com a China, informou hoje a agência de notícias japonesa "Kyodo" que citou fontes militares ocidentais em Pequim.

Segundo essas fontes, não se sabe o lugar onde os mísseis caíram e o momento exato em que aconteceu esse lançamento, mas outras informações citadas pela "Kyodo" indicaram que os projéteis foram disparados voltados em direção à China.

Várias redes de televisão japonesas disseram, no entanto, que os dois mísseis teriam sido lançados ontem, quarta-feira.

A última vez que a Coréia do Norte lançara mísseis balísticos de longo alcance foi em 2003, mas em maio de 2005 realizou o lançamento de um míssil de raio reduzido, que caiu no Mar do Japão.

Este lançamento "errado" de mísseis coincidiu com as informações sobre novos preparativos militares da Coréia do Norte, oferecidas ao Senado dos Estados Unidos pelo comandante-em-chefe das forças americanas na Coréia do Sul, Burwell Bell.

O general americano afirmou que a Coréia do Norte está preparando um novo tipo de míssil balístico que pode chegar ao arquipélago de Okinawa, no extremo sul do Japão, à ilha de Guam, no Pacífico Ocidental americano, e até no Alasca, no litoral noroeste dos EUA.

Bell disse que a Coréia do Norte continua desenvolvendo um míssil em três fases Taepodong, que "poderia estar operacional antes de dez anos", com uma categoria que o permitiria alcançar o território continental dos EUA.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host