UOL Notícias Notícias
 

08/03/2006 - 10h56

Mais dez pessoas morrem em novos ataques em Bagdá

Bagdá, 8 mar (EFE).- Pelo menos dez pessoas morreram em novos atentados registrados hoje no Iraque, onde foram encontrados os corpos de 26 civis assassinados supostamente durante a onda de violência sectária que castiga o país.

O atentado mais mortífero ocorreu na madrugada de hoje em Faluja, a 55 quilômetros ao oeste da capital, quando uma bomba explodiu em uma estrada e causou a morte de quatro civis.

Este ataque foi seguido por outro similar contra um comboio de veículos em que estavam oficiais de alta patente do Ministério do Interior em Bagdá.

Nesta última explosão um policial morreu e outros três ficaram feridos.

Segundo fontes policiais, os oficiais que viajavam no comboio eram responsáveis da prisão de Al Jadriya, no leste da capital.

Esta prisão não é bem vista entre os sunitas desde que no final do ano passado foram divulgadas fotografias sobre a tortura e os maus-tratos a que foram submetidos dezenas de árabes sunitas.

Além disso, outras cinco pessoas morreram em atentados com bomba ou ataques de homens com metralhadoras em Bagdá e na cidade rebelde de Baquba, a 65 quilômetros ao nordeste da capital, segundo as mesmas fontes.

Por outro lado, a Polícia encontrou os corpos de 26 pessoas assassinadas, vários deles com impactos de balas.

Dos 26, 18 corpos foram descobertos dentro de um ônibus abandonado em uma estrada do bairro Al-Khadra, cujos habitantes são em sua maioria sunitas.

Nesses cadáveres, todos com as mãos atadas às costas, "não existem sinais de tiros e os primeiros exames indicam que possivelmente foram enforcados", disse à EFE o capitão de Polícia Wisam Saad.

Outros seis corpos foram achados no oeste e no leste da capital, e dois na cidade de Amara, no sul do Iraque.

Milhares de corpos de pessoas assassinadas foram encontrados nos últimos dois anos em diferentes áreas do Iraque, país ameaçado com um conflito sectário pela crescente tensão entre os muçulmanos xiitas e sunitas do país.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host