UOL Notícias Notícias
 

12/03/2006 - 07h09

Olmert informou aos EUA sobre plano de evacuação na Cisjordânia

Jerusalém, 12 mar (EFE).- O primeiro-ministro interino de Israel, Ehud Olmert, informou à Administração dos EUA sobre seus planos de evacuar grande parte do território da Cisjordânia.

O jornal Ha'aretz informa hoje que antes de apresentar o plano aos israelenses já tinha informado aos EUA de suas intenções de iniciar a denominada "iniciativa de concentração", pela qual Israel procederia a se retirar de grande parte do território ocupado na Cisjordânia.

Olmert apresentou de forma formal seu plano em entrevistas a meios de comunicação locais, que as publicaram integralmente na sexta-feira passada.

Fontes do Governo afirmaram que Olmert tenta assim não surpreender Washington com suas declarações sobre o futuro do processo político e agregaram que os EUA compreenderam a mensagem e se abstiveram de fazer comentários.

O deputado Haim Ramon, membro do partido Kadima liderado por Olmert, manifestou hoje que Washington apoiará em última instância a iniciativa do governante israelense como única via para enfrentar o futuro Governo da Autoridade Nacional Palestina (ANP), que será controlado pelo grupo islâmico Hamas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h49

    0,55
    3,145
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h58

    -0,83
    74.762,13
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host