UOL Notícias Notícias
 

13/03/2006 - 19h11

Shimon Peres se reuniu em segredo na Jordânia com Mahmoud Abbas

Jerusalém, 13 mar (EFE).- O ex-líder trabalhista israelense Shimon Peres se reuniu em segredo neste domingo, na Jordânia, com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, segundo confirmou hoje o Escritório do Primeiro-ministro de Israel.

A reunião de Abbas com Peres, segundo na lista do partido Kadima para as eleições israelenses de 28 de março, teve a aprovação - embora não isenta de reservas - do primeiro-ministro interino de Israel e líder da chapa dessa legenda, Ehud Olmert.

Olmert, que lidera o Kadima após a doença do primeiro-ministro e fundador do partido, Ariel Sharon, que se encontra em estado de coma há mais de dois meses, é especialmente cauteloso ao atuar em relação aos palestinos devido ao impacto que isso pode ter entre os eleitores, e tem adotado uma atitude que pode ser considerada conciliadora.

O Escritório do Primeiro-ministro informou que, na reunião, os dirigentes trataram unicamente de assuntos financeiros.

Segundo a rádio estatal israelense, o encontro na Jordânia - onde se encontrava presente o chefe da equipe de negociações da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Saeb Erekat - ambas as partes trataram da criação de um fundo internacional para o desenvolvimento econômico da região.

No entanto, o "Canal 2" da televisão israelense afirmou que também falaram de outros assuntos.

Aparentemente, Peres e Abbas trocaram opiniões sobre as relações entre a ANP e Israel após a vitória do movimento extremista islâmico Hamas nas eleições palestinas de 25 de janeiro.

Antes de partir, Peres informou da viagem a Olmert (que há várias semanas o impediu de manter um encontro similar), ao ministro da Defesa, Shaul Mofaz, e à ministra de Relações Exteriores, Tzipi Livni, indicou a emissora.

Perez disse ainda a Olmert que, na visita, não estaria representando o Governo israelense nem o Kadima.

Ao retornar, Peres se reuniu com o primeiro-ministro interino para informar-lhe sobre o conteúdo da conversa com Abbas, acrescentou o "Canal 2".

Já o Partido Trabalhista, que recentemente incentivou Peres a se reunir com Abbas para reforçar a posição deste último sobre o Hamas, expressou sua satisfação com o encontro.

Desde a vitória do Hamas nas eleições palestinas, não existem contatos oficiais entre Israel e a ANP.

Segundo alguns observadores, a reunião de Peres com Abbas está destinada a atrair os eleitores moderados ao Kadima e é uma resposta ao encontro realizado entre o líder trabalhista, Amir Peretz, e o dirigente palestino.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host