UOL Notícias Notícias
 

14/03/2006 - 10h30

Conselho da Europa pede informação a 37 países sobre vôos da CIA

Estrasburgo (França), 14 mar (EFE).- O Conselho da Europa informou hoje que deu um prazo até 7 de abril a 37 de seus 46 países-membros para que dêem mais informação sobre os supostos vôos da CIA (a inteligência americana) e centros de detenção para supostos terroristas em território europeu.

Esta nova mensagem, assinada pelo secretário-geral do Conselho da Europa, Terry Davis, e enviada no final de fevereiro, segue a uma primeira remetida em 21 de novembro de 2005, indicou a organização pan-europea.

As novas cartas, nas quais 37 países são convidados a "completar ou esclarecer" suas respostas iniciais, foram enviadas aos ministros de Assuntos Exteriores desses Estados.

A principal conclusão de Davis, após a análise das primeiras respostas enviadas pelos países-membros do Conselho da Europa, é que os espiões estrangeiros se movimentam sem dificuldades pelo território europeu, já que todos, exceto a Hungria, necessitam dos instrumentos legais necessários para controlar seus movimentos.

Esse relatório se soma ao apresentado em janeiro pelo fiscal suíço Dick Marty, no qual assegurava que centenas de aviões da CIA com suspeitos de terrorismo a bordo tinham transitado por inúmeros países da Europa.

A lista de Davis é composta por Albânia, Andorra, Armênia, Azerbaidjão, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia e Luxemburgo.

Completam a lista Malta, Moldávia, Mônaco, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Federação da Rússia, San Marino, Sérvia e Montenegro, Eslováquia, Eslovênia, Suécia, a ex-República iugoslava da Macedônia, Turquia, Ucrânia e Reino Unido.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host