UOL Notícias Notícias
 

16/03/2006 - 16h15

Chefe iraquiano nega risco de guerra civil entre xiitas e sunitas

Copenhague, 16 mar (EFE).- O chefe das forças militares iraquianas, Babakir Zebari, negou hoje que seu país corra o risco de sofrer uma guerra civil após os últimos episódios violentos registrados.

"Não há nenhuma guerra civil, nem estamos perto dela, e sim uma guerra contra terroristas que tentam criar um conflito civil no Iraque, mas o povo iraquiano nunca o aceitará", afirmou hoje Zebari em entrevista coletiva conjunta com o ministro da Defesa dinamarquês, Soeren Gade.

Zebari atribuiu a escalada da violência ao recente ataque sofrido por uma mesquita xiita em Samarra, mas afirmou que a situação tinha se normalizado novamente.

Em uma visita relâmpago e inesperada à Dinamarca, incluindo em uma viagem européia, o chefe iraquiano negou que a crise originada pelas caricaturas de Maomé publicadas pelo jornal "Jyllands-Posten" afetará os 500 soldados dinamarqueses destinados no Iraque, e advertiu contra uma possível retirada das tropas.

"Qualquer retirada antes do tempo provocaria uma catástrofe. Os grupos terroristas se concentraram no Iraque, portanto é melhor para europeus e americanos combater o terrorismo ali, antes que chegue a seus países", afirmou Zebari.

O chefe iraquiano condenou as charges, mas disse ter certeza de que o Governo dinamarquês estava contra sua publicação.

Soeren Gade destacou a necessidade de não colocar uma data para a saída das tropas dinamarquesas do Iraque, pois devia ser a situação política e de segurança a determinar isso.

"Se dermos uma data, é como se atirássemos uma carta, porque então serão os terroristas a decidirem o andamento da guerra. Pode haver paz e calma, e quando a coalizão se retirar, os terroristas podem retornar com mais força", disse Gade.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host