UOL Notícias Notícias
 

16/03/2006 - 21h42

CS convoca para amanhã reunião sobre crise iraniana

Nações Unidas, 16 mar (EFE).- O Conselho de Segurança da ONU convocou para amanhã uma reunião para tratar da crise nuclear iraniana e analisar uma declaração que exija de Teerã a suspensão de suas atividades de enriquecimento de urânio.

A reunião, que será realizada às 15h30 (16h30 de Brasília), acontecerá após várias rodadas infrutíferas de consultas informais entre os cinco membros permanentes do Conselho com direito a veto - EUA, Reino Unido, França, China e Rússia - para redigir um documento.

França e Reino Unido, que são os patrocinadores da declaração, ainda não conseguiram convencer Rússia e China a adotar uma postura "firme" e a pressionar o Irã para que suspenda suas atividades nucleares.

Moscou e Pequim, que acham que o caso iraniano deveria permanecer na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), temem despertar uma reação negativa de Teerã e que este regime decida retirar-se do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP).

O embaixador da França na ONU, Jean Marc de Sabliere, disse hoje que o Conselho deve "pôr toda sua força e estabelecer um calendário para que o Irã responda positivamente às exigências da AIEA".

"Esperamos que, com uma resposta positiva e a suspensão das atividades de enriquecimento de urânio, o diálogo com o Irã possa ser retomado", acrescentou.

Por outro lado, fontes diplomáticas disseram que os cinco grandes do Conselho e a Alemanha estão organizando uma reunião para segunda-feira em Nova York para dar continuidade às discussões sobre o programa nuclear iraniano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host