UOL Notícias Notícias
 

16/03/2006 - 06h03

Ismail Haniyeh termina hoje formação do gabinete palestino

Gaza, 16 mar (EFE).- Um porta-voz do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), Salah al Bardauil, declarou hoje que o primeiro-ministro palestino designado, Ismail Haniyeh, concluirá esta noite a formação do próximo Governo palestino.

A lista dos ministros será apresentada nesta sexta-feira ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, que deve dar seu sinal verde antes de pedir o correspondente voto de confiança do Conselho Legislativo.

Em declarações ao jornal Al Ayam, Bardauil disse que o Hamas, que venceu as eleições parlamentares de 25 de janeiro, satisfez todas as demandas de seus rivais do Fatah para que se incorporem a um Governo de união nacional com Haniyeh.

No entanto, os representantes desse movimento nacionalista consideram que "não é realista" a plataforma política que Haniyeh propõe, como a de não reconhecer nem negociar com Israel.

Se Haniyeh conseguir a aprovação do presidente Abbas, o novo Governo da ANP terá garantido o voto de confiança na Câmara Legislativa, onde os islamitas do Hamas contam com 74 dos 132 cadeiras parlamentares.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host