UOL Notícias Notícias
 

16/03/2006 - 16h34

Vázquez reafirma apoio a Mercosul e expõe conflito com Argentina

Brasília, 16 mar (EFE).- O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, reafirmou hoje o compromisso de seu país com o Mercosul, e expôs ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o conflito que enfrenta com a Argentina pela construção de duas papeleiras.

Vázquez, cujo Governo criticou as assimetrias econômicas no bloco que seu país integra com Brasil, Argentina, Uruguai, deixou muito claro que mantém o "compromisso" de "trabalhar por um Mercosul maior e melhor, no qual todos sejam iguais".

Segundo fontes brasileiras, na reunião que teve com Lula, Vázquez expôs o conflito entre Argentina e Uruguai pelas papeleiras que a empresa espanhola Ence e a finlandesa Botnia estão construindo em Fray Bentos, sobre o rio Uruguai, na fronteira entre os dois países.

"O Brasil tomou nota do assunto e continua achando que pode ser solucionado no âmbito bilateral", disse aos jornalistas o assessor em Assuntos Internacionais de Lula, Marco Aurélio Garcia.

Em declaração à imprensa, Lula fez uma velada referência ao conflito, e disse que "o Mercosul é uma grande família e, como toda família, tem às vezes seus problemas".

Lula também avaliou as melhoras no comércio bilateral e o crescimento dos investimentos brasileiras no Uruguai.

Nesse sentido, anunciou uma série de projetos de infra-estrutura na região fronteiriça e investimentos de US$ 80 milhões da Petrobras no Uruguai ao longo deste ano.

Lula também anunciou apoio financeiro do Brasil à construção de uma nova ponte sobre o limítrofe rio Jaguarão e de um terminal no porto de Nova Palmira.

Além disso, o presidente disse que em setembro próximo seu Governo organizará em São Paulo um seminário sobre investimentos no Uruguai, para entusiasmar os empresários brasileiros com as possibilidades que o país vizinho oferece.

Durante o encontro de Lula e Vázquez, foram assinados um acordo consular e outro que prevê uma interconexão energética entre ambos os países, que, segundo o presidente do Uruguai, garantirá a seu país a provisão de energia elétrica.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h40

    -0,27
    3,268
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h49

    1,45
    62.564,95
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host