UOL Notícias Notícias
 

17/03/2006 - 15h23

Tumor extirpado de espanhola é o maior da história

Bilbao (Espanha), 17 mar (EFE).- O tumor abdominal de 60 quilos extirpado de uma mulher espanhola na semana passada é o maior jamais registrado na literatura científica, informou hoje o chefe de Cirurgia Plástica do Hospital de Cruces, na localidade de Baracaldo (País Basco), Francisco Javier Gabilondo.

O especialista e outros cirurgiões de outras disciplinas explicaram hoje à imprensa a operação cirúrgica à qual foi submetida a mulher, de pouco mais de cinqüenta anos de idade, que se encontrava em uma "situação limite com obesidade mórbida".

Segundo Gabilondo, a intervenção cirúrgica, que durou nove horas, foi "mais espetacular do que difícil" e acrescentou que a paciente, que se recupera com sucesso, permanece hospitalizada.

O cirurgião explicou que a mulher pediu para permanecer no anonimato mas deseja, da mesma forma que a equipe médica, que se divulgue seu caso para animar as pessoas que se encontram em uma situação similar a que acudam a um centro sanitário o mais rápido possível para possibilitar um diagnóstico precoce.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host