UOL Notícias Notícias
 

19/03/2006 - 03h00

Alto Comissário de Refugiados da ONU chega à China

Pequim, 19 mar (EFE).- O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), António Guterres, chegou hoje a Pequim em visita oficial de cinco dias, onde tratará com os líderes chineses, entre outros, o problema dos refugiados norte-coreanos na China.

Guterres se reunirá a partir de segunda-feira com altos dirigentes dos ministérios de Comércio, Segurança Pública, Assuntos Exteriores e Assuntos Civis, a fim de tratar ainda de assuntos como a emigração, informou um comunicado oficial do Acnur.

A agência Xinhua destacou hoje que Guterres já visitou a China na qualidade de primeiro-ministro de Portugal, em 1998, e como presidente da Internacional Socialista, em 2004.

Em suas reuniões com líderes chineses, o Alto Comissário também explorará as possibilidades de participação chinesa em operações humanitárias, e revisará o trabalho do escritório do Acnur em Pequim, criado em 1980 e que também se ocupa da Mongólia (outro país com uma grande comunidade de refugiados norte-coreanos).

A última visita de um alto funcionário desse cargo à China aconteceu em 1997.

Calcula-se que cerca de 300.000 refugiados norte-coreanos vivam hoje na China, fugindo da repressão do regime norte-coreano e da pobreza, intensificada nesse país desde a queda da União Soviética.

Em muitas ocasiões, estes refugiados entram em embaixadas e outros edifícios diplomáticos de Pequim e outras cidades para solicitar asilo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host