UOL Notícias Notícias
 

19/03/2006 - 11h25

Detidas 60 pessoas suspeitas de pertencer à insurgência iraquiana

Bagdá, 19 mar (EFE).- Um total de 60 iraquianos suspeitos de pertencer à insurgência foi detido pelas tropas americanas na campanha iniciada na quinta-feira passada em Samarra, ao norte de Bagdá, informou hoje o comando militar americano no Iraque.

"Essas pessoas foram detidas em ações realizadas no âmbito da 'Operação Enxame', que há três dias é realizada pelas forças americanas e iraquianas em áreas rurais do nordeste de Samarra", a cerca de 125 quilômetros da capital, informa um comunicado divulgado pelo comando americano.

Desde o começo da ofensiva, foram descobertos 11 esconderijos de armas, destaca a nota, que acrescenta que a campanha será concluída nas próximas 24 ou 48 horas, "depois que forem inspecionadas todas as casas e edifícios da região".

A "Operação Enxame", qualificada como uma das maiores ações militares lançadas no Iraque desde a queda do regime de Saddam Hussein, em março de 2003, tem como objetivo terminar com os focos rebeldes concentrados nas áreas do nordeste de Samarra.

O terceiro dia desta ofensiva militar ocorre na véspera do terceiro aniversário da invasão e posterior ocupação do Iraque pelas tropas anglo-americanas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host