UOL Notícias Notícias
 

20/03/2006 - 05h50

Abbas aprovará Governo, mas cessará Haniyeh se houver crise

Jerusalém, 20 mar (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, aprovará a formação do Governo do Hamas, mas, se forem suspensas as ajudas internacionais, cessará o primeiro-ministro, Ismail Haniyeh, afirmou o chefe de Negociações palestino, Saeb Erekat.

Em declarações transmitidas hoje pela rádio pública israelense, Erekat afirmou que Abbas dará uma oportunidade a Haniyeh, mas se for registrada uma crise econômica, fará uso de seu direito e cessará Haniyeh.

Haniyeh apresentou a Abbas ontem, em Gaza, a lista dos ministros de seu Governo.

Dentro de dois dias, Abbas terá que apresentar a formação do Executivo e seu programa político perante o Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP). Depois, Abbas emitirá um decreto presidencial com sua aprovação oficial e finalmente convocará o Parlamento.

Segundo Erekat, o presidente convocará o Parlamento para votar a favor ou contra o Governo de Haniyeh, antes da cúpula árabe que se reunirá dentro de uma semana em Cartum para debater o reconhecimento a um Governo palestino liderado pelo Hamas.

Por sua vez, o ministro da Defesa israelense, Shaul Mofaz, disse que "chegou o momento da verdade de Abbas. Todo o mundo espera ver se aprova o Governo do Hamas e seus princípios básicos", sobre o direito a resistir à ocupação e o direito ao retorno dos refugiados palestinos.

"Se Abu Mazen (Mahmoud Abbas) não atuar agora e apresentar o Governo perante o Parlamento, transformará oficialmente a Autoridade Nacional Palestina (ANP) em uma entidade terrorista", declarou Mofaz ontem à noite.

Enquanto isso, a União Européia (UE) deve assinar hoje em Gaza a entrega de 64 milhões de euros para os palestinos, a metade da quantia estipulada para o mês passado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host