UOL Notícias Notícias
 

20/03/2006 - 21h27

Detidos nos EUA 68 manifestantes em protestos contra guerra

Washington, 20 mar (EFE).- As forças da ordem detiveram hoje 51 pessoas em Washington e outras 17 em San Francisco (Califórnia) em protestos contra a guerra no Iraque, que completou seu terceiro aniversário.

A Força de Proteção do Pentágono deteve hoje 51 pessoas, acusadas de desacato à autoridade, numa concentração em frente ao Departamento de Defesa, nos arredores de Washington.

A porta-voz do Departamento de Defesa, Cheryl Irwin, disse que os manifestantes foram detidos quando tentavam atravessar uma cerca instalada para demarcar a zona onde se podiam se manifestar.

Segundo Irwin, os detidos foram levados a um edifício próximo, onde, antes de serem postos em liberdade, receberam intimações judiciais e foram marcadas as datas em que deverão comparecer à Justiça.

Já a Polícia de San Francisco deteve 17 pessoas de um grupo de manifestantes que bloqueava o tráfico na rua Market, no centro da cidade.

Eles vestiam roupas similares às dos prisioneiros iraquianos da prisão de Abu Ghraib, em Bagdá, enquanto outros usavam capuzes negros como os prisioneiros submetidos a abusos.

Dúzias de pessoas se concentraram nos arredores de um hotel em Cleveland (Ohio), onde hoje o presidente americano, George W. Bush, fez um discurso. Os manifestantes levavam cartazes com a frase "Traga nossas tropas para casa".

Em seu discurso para o "City Club" de Cleveland, Bush reconheceu que a "situação no terreno permanece tensa", mas se mostrou otimista em relação a uma futura vitória no Iraque.

Mesmo sem apresentar novos argumentos, Bush utilizou os avanços contra os grupos terroristas na cidade de Tal Afar, no norte do Iraque, como prova de que houve progressos no país.

"Diante dos contínuos relatórios sobre assassinatos e represálias, entendo por que alguns americanos perderam a confiança.

Alguns se perguntam como posso permanecer otimista", disse.

Bush ofereceu numerosos exemplos da "selvageria" dos terroristas em Tal Afar, antes da segunda chegada das tropas dos EUA, em 2005.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host