UOL Notícias Notícias
 

20/03/2006 - 08h49

Sites de partidos "sofrem" com apatia eleitoral em Israel

Jerusalém, 20 mar (EFE).- O pouco interesse que as eleições legislativas do dia 28 estão suscitando entre os israelenses ganhou um novo indicador: a falta de visitas aos sites dos partidos políticos.

Apenas 5 ou 6% dos israelenses se deram o trabalho abrir as páginas das legendas que disputam o pleito, segundo sondagem realizada pelo Instituto para Pesquisa pela Internet da Universidade de Tel Aviv divulgada hoje pela imprensa local.

Os visitantes dos sites políticos ficam um pouco acima dos 300.000 no país, número que representa 13% dos internautas israelenses.

O estudo aponta que a pouca curiosidade pelos sites dos 31 partidos que concorrem no pleito aparentemente demonstra a apatia em relação ao que as legendas têm a dizer ao eleitorado.

Além disso, os pesquisadores da Universidade de Tel Aviv informaram que, dos israelenses que visitaram os sites dos partidos, 74% só o fizeram uma vez por semana e inclusive com menor freqüência.

A apatia entre a população jovem também é muito elevada, segundo revelou outra pesquisa divulgada no começo do mês.

De acordo com essa sondagem, apenas 44% dos jovens entre 18 e 32 anos devem votar nestas eleições em um país onde o voto é opcional, mas a participação costuma ser alta.

O nível de apatia política é notório entre as mulheres e os imigrantes: 59% das primeiras e 72% dos segundos responderam que não votarão.

Ao todo, 52% dos entrevistados - dentre os quais 77% se definiram como laicos - disseram não se interessar pelas eleições.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host