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21/03/2006 - 10h02

Aluguel de itens da última moda é a nova tendência em Nova York

Nova York, 21 mar (EFE).- Vestir um autêntico Dior e dirigir um Lamborghini custam centenas de milhares de dólares, mas a última tendência em Nova York é, em vez de comprar estes objetos de desejo, alugar os mesmos.

Com o lançamento de novos modelos a cada temporada e o fascínio popular pela vida dos ricos e famosos, estar na moda se tornou uma constante corrida contra o tempo e um golpe para o bolso, mas para os que não podem comprar, há a opção do aluguel.

Andar pelo tapete vermelho causando inveja deixou de ser preocupação para os clientes de Irene Albright, fundadora da "biblioteca da moda de Nova York", o único lugar nos Estados Unidos que aluga modelos da temporada.

Uma estrela de cinema - ou quem quiser e tiver entre US$ 500 e US$ 2 mil - pode alugar um traje de gala, que inclui vestido, sapatos e bolsas de marcas como Yves Saint Laurent, Prada, Balenciaga, Jean-Paul Gaultier, Chloe, Oscar de la Renta e Narciso Rodríguez.

Para ter uma idéia da "economia" que o aluguel representa, só uma peça de Christian Dior pode custar entre US$ 3 mil e US$ 10 mil, fora o valor dos acessórios.

Certamente, o preço a pagar é alto, considerando que é apenas por uma noite, mas quem se atreve também faz isso como maneira de experimentar algo que, no futuro, poderia comprar.

É o caso dos clientes da Gotham Dream Cars, uma concessionária em Nova York que, por um valor mensal, aluga carros "exóticos", adequados a quem já se dispôs a investir no aluguel de um traje Chanel.

Para a clientela desta "boutique do automóvel", que inclui atores e atletas famosos e corretores da bolsa, gastar alguns dólares no aluguel de um Lamborghini Gallardo, uma Ferrari F430 ou um Rolls Royce Phantom com motorista é uma experiência imediata antes de decidir por uma compra.

Na Gotham Dream Cars, o aluguel de um Ferrari 360 Modena, cujo preço de mercado é US$ 157.900, custa US$ 795 por doze horas, US$ 1.150 por 24 horas e - com a atual oferta de 50% de desconto - US$ 3.750 por uma semana.

No entanto, o valor do aluguel depende do modelo, pois uma semana com um Rolls Royce Phantom são sai por menos de US$ 14 mil.

O "aluguel de moda" também tem seu nicho nas bolsas de marca, cujas imitações mais baratas são vendidas clandestinamente no Chinatown de Nova York.

Na "Bag, Borrow or Steal" (www.bagborroworsteal.com) qualquer mortal que pague uma mensalidade pode alugar um bolsa de marca, original e "nova ou como nova" pelo tempo que desejar, depois devolvê-la e escolher outra que esteja mais "in".

Esta "boutique virtual" tem níveis de associação que vão de US$ 19,95 a US$ 99,95 mensais, para os quais as marcas variam. As sócias do nível "Trendsetter", o mais baixo, podem optar entre Nine West e Moschino, enquanto as da categoria "Diva", a mais alta, podem pegar bolsas Hermes e Louis Vuitton.

A idéia do negócio surgiu quando suas fundadoras se perguntaram "por que as mulheres devem se sacrificar emocional e financeiramente em sua busca insaciável pela bolsa de mão correta para cada jantar ou casamento?".

Para a "Bag, Borrow or Steal", o aluguel de itens de última moda é uma questão de democratizar o bom gosto.

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