UOL Notícias Notícias
 

21/03/2006 - 19h05

Companheiro de quarto fala de interesse de Moussaoui na "Jihad"

Washington, 20 mar (EFE).- O único acusado nos Estados Unidos pelos atentados de 11 de setembro de 2001, Zacarias Moussaoui, teria dito a um companheiro de quarto que a "guerra santa era a única maneira de chegar ao paraíso".

A declaração de Hussein al-Attas, ex-companheiro de apartamento de Moussaoui, foi apresentada em uma fita de vídeo hoje, durante mais uma sessão do julgamento.

No vídeo, Al-Attas disse que Moussaoui falava sobre a "jihad" (guerra santa) diariamente.

Al-Attas é um iemenita nascido na Arábia Saudita. Ele dividiu um quarto com Moussaoui na Universidade de Oklahoma durante pouco mais de um mês, em 2001.

Na época, o acusado recebia aulas de aviação na cidade de Norman, em Oklahoma. Quando os agentes do FBI detiveram Moussaoui, em Minnesota, em agosto de 2001, ele estava acompanhado por Al-Attas.

Al-Attas esteve preso durante um ano por fazer declarações falsas na investigação sobre os atentados de 11 de setembro de 2001.

Na audiência de segunda-feira, o agente do FBI Harry Samit disse que a sua opinião de que Moussaoui era um "muçulmano radical extremista com inclinações terroristas" estava "baseada parcialmente em declarações de Al-Attas".

O processo contra Moussaoui foi interrompido na segunda-feira da semana passada depois que a promotoria confirmou que Carla Martin, uma advogada do Governo, tinha informado a sete futuras testemunhas o que outras pessoas haviam declarado, violando regulamentos judiciais.

Posteriormente, a juíza ordenou a retomada do julgamento, mas proibiu a presença de testemunhas da Administração americana de aviação.

Diante desta proibição o Departamento de Justiça solicitou uma semana de suspensão, e os trabalhos recomeçaram ontem.

Depois de uma reunião com a promotoria, a juíza Leonie Brinkema permitiu a apresentação de novas testemunhas que não tivessem entrado em contato com Martin.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host