UOL Notícias Notícias
 

24/03/2006 - 18h42

EUA se comprometem a respeitar escolha mexicana nas eleições

Washington, 24 mar (EFE).- A secretária de Estado, Condoleezza Rice, assegurou hoje que os EUA estão dispostos a colaborar com o presidente e o Governo que os mexicanos elegerem em 2 de julho.

Em entrevista coletiva ao lado do chanceler do México, Luis Ernesto Derbez, Rice afirmou: "estaremos preparados para trabalhar com o novo presidente e o novo Governo".

Perguntada sobre a preocupação com uma possível mudança na relação bilateral em caso de vitória do candidato de esquerda Andrés Manuel López Obrador, Rice insistiu que os EUA estão convencidos de que a relação entre os dois países continuará forte, quem quer que esteja no Governo.

"Este é um assunto que deve ser decidido pelo México", disse Rice, reconhecendo, no entanto, que a relação do Governo americano com o presidente Vicente Fox foi especialmente estreita.

Rice destacou a "relação muito boa" com o chanceler Derbez e acrescentou que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e Vicente Fox "tiveram uma relação muito especial, que vinha da época em que ambos eram governadores".

Derbez também afirmou que não importa quem será o novo presidente mexicano, porque "EUA e México continuarão trabalhando juntos e resolvendo seus problemas em comum".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h00

    -0,86
    3,255
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h00

    1,00
    63.856,77
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host