UOL Notícias Notícias
 

31/03/2006 - 20h52

Pesquisa revela apoio à legalização de imigrantes nos EUA

Washington, 31 mar (EFE).- Quase 80% dos americanos estão de acordo com o programa de trabalhadores temporários proposto pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, segundo uma pesquisa publicada hoje pela revista "Time".

A pesquisa revelou que 79% dos entrevistados apóiam a iniciativa, além da implementação de um processo para que os trabalhadores adotem a cidadania americana.

Calcula-se que entre 11 e 12 milhões de imigrantes permanecem em situação ilegal nos Estados Unidos.

Segundo o levantamento, 47% dos consultados disse estar de acordo com a implantação de medidas mais enérgicas, como as apresentadas pelo projeto aprovado pela maioria republicana da Câmara de Representantes, que incluem a deportação de imigrantes ilegais e a penalização de quem oferecer ajuda para os que permaneçam no país.

No entanto, os resultados da pesquisa divulgada pela "Time" em sua página da internet também revelam que a maioria está de acordo com o fortalecimento da segurança nas fronteiras e da proibição do acesso de imigrantes ilegais aos serviços de saúde, educação ou à habilitação para dirigir.

A pesquisa foi dirigida a 1.004 adultos e realizada entre a quinta e sexta-feira passada e coincidiu com o começo do debate no plenário do Senado de um projeto para reformar o sistema migratório e que inclui a possibilidade de legalização dos imigrantes, assim como um programa para trabalhadores temporários.

Segundo a revista, as maiores preocupações dos americanos a respeito do problema da imigração parecem ser de natureza econômica.

A "Time" afirmou que 61% dos entrevistados está muito preocupado com custo do atendimento médico e de educação para os imigrantes.

Já 75% indicaram que os imigrantes não deveriam receber serviços sociais do Governo, como atendimento médico ou cupons de alimentos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h20

    -0,41
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h26

    0,56
    63.578,20
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host