UOL Notícias Notícias
 

03/04/2006 - 07h46

Sete pessoas, inclusive uma criança, são mortas no Iraque

Bagdá, 3 abr (EFE).- Quatro policiais da cidade de Basra, no sul do Iraque, e uma criança que estava junto a eles, e dois guardas das instalações petrolíferas de Beiji, no norte do país, foram assassinados hoje, informaram fontes policiais.

Em Basra, segunda maior cidade do país, vários homens dispararam contra uma patrulha policial no maior mercado da cidade, matando quatro agentes uma criança.

A cidade, localizada 550 quilômetros ao sul de Bagdá e povoada majoritariamente por xiitas, permaneceu relativamente tranqüila nos três anos transcorridos desde a queda do regime de Saddam Hussein, e os episódios de violência são raros.

Em Beiji, 180 quilômetros ao norte de Bagdá, uma patrulha da força de proteção das instalações petrolíferas da cidade - onde fica a maior refinaria do país - foi atacada por desconhecidos que estavam em carro em alta velocidade.

Dois dos guardas morreram e outros três ficaram feridos no ataque, similar a outros perpetrados em Beiji e atribuídos à insurgência sunita, que, com este tipo de ação, pretende sabotar a indústria petrolífera, principal fonte de renda do país.

Por outra parte, dois supostos insurgentes morreram em Kirkuk ao serem atingidos por fogo de um helicóptero militar americano, informou o Exército dos EUA em comunicado.

Segundo a nota, os dois homens preparavam uma bomba em uma estrada quando foram vistos pelos ocupantes de um helicóptero, que dispararam contra eles e os mataram.

Oito supostos rebeldes foram presos na operação posterior realizada na área.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host