UOL Notícias Notícias
 

04/04/2006 - 07h44

Parlamento ucraniano rejeita uma nova apuração dos votos

Kiev, 4 abr (EFE).- A Rada Suprema (Parlamento) da Ucrânia rejeitou hoje uma moção que pedia uma nova apuração dos votos das eleições legislativas realizadas no último dia 26.

A favor da proposta se pronunciaram 198 dos 386 legisladores presentes na sessão, quando para sua aprovação era necessário o voto de pelo menos 226 deputados.

A moção propunha à Comissão Eleitoral Central (CEC) realizar de novo e de maneira centralizada, em Kiev, a apuração e verificar a autenticidade de todas as cédulas.

Além disso, a moção proibiria a CEC de publicar os resultados oficiais das eleições enquanto não fosse realizada uma nova apuração.

Segundo a CEC, o opositor Partido das Regiões do ex-primeiro-ministro Viktor Yanukovich ganhou as eleições parlamentares com 32,12% dos votos.

Em segundo lugar, com 22,27%, ficou o Bloco de Yulia Timoshenko, seguido de Nossa Ucrânia, a formação liderada pelo atual presidente, Viktor Yushchenko, que obteve 13,94% dos votos.

Os socialistas, com 5,67%, e os comunistas, com 3,66%, foram as outras duas forças políticas que superaram os 3% necessários para conquistar a representação entre as 450 cadeiras que compõem a Rada.

Apenas 1,77% dos participantes do pleito utilizou seu direito a votar "contra todos", opção prevista pela legislação eleitoral ucraniana.

Embora o partido mais votado tenha sido o de Yanukovich, as forças conjuntas que em 2004 protagonizaram a "revolução laranja" terão maioria na Rada, são elas o bloco de Timoshenko, o partido presidencial e os socialistas, que negociam a formação de uma coalizão governante.

No entanto, as negociações sobre a formação da coalizão parecem estar pendentes do acordo sobre a candidatura de primeiro-ministro, que Timoshenko reivindica para si como líder da força "laranja" mais votada.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host