UOL Notícias Notícias
 

05/04/2006 - 14h47

Autoridades de Karbala suspendem colaboração com tropas dos EUA

Bagdá, 5 abr (EFE).- As autoridades da cidade santa xiita de Karbala, no Iraque, anunciaram hoje a suspensão de qualquer tipo de colaboração no âmbito da segurança com as tropas americanas.

A informação é de Oqail al Jazaaly, governador de Karbala, que fica cerca de 100 quilômetros ao sul da capital. A autoridade afirmou que a decisão foi tomada em protesto, já que as forças dos Estados Unidos realizaram uma operação ontem sem aviso.

"A ação constitui uma infração flagrante à segurança da cidade, já que resultou de uma conduta indisciplinada das tropas americanas", repreendeu Jazzaly, que já teria informado os altos comandantes americanos.

Para evitar incidentes semelhantes, o político iraquiano pediu ao Exército americano que desista de resguardar a segurança de Karbala, como estipula um acordo firmado no ano passado entre as autoridades iraquianas e o comando americano.

Na operação, que prendeu dois homens procurados pela Polícia, o Exército americano usou carros blindados, lembra um comunicado do governador.

Há um mês, autoridades de Bagdá adotaram a mesma medida em protesto pela morte de 18 fiéis xiitas por tropas americanas em uma ação contra uma mesquita xiita no norte de Bagdá, denunciaram então fontes políticas xiitas.

O comando americano negou que suas forças tenham se envolvido na morte dos religiosos, e relatou que as tropas iraquianas mataram 16 homens armados em um tiroteio na mesquita.

Hoje, um tribunal do Iraque libertou um cinegrafista que trabalha eventualmente para a rede de televisão americana "CBS" e que estava preso há um ano, acusado de estar ligado a grupos rebeldes.

"Abdel-Amir Hussein foi posto em liberdade após ser absolvido de todos as acusações por falta de provas", explicou o juiz Kamel al-Chuely.

O operador de câmera foi detido em abril de 2005, após ser ferido quando filmava um confronto entre tropas dos EUA e um grupo de rebeldes na cidade de Mossul, cerca de 420 quilômetros ao norte de Bagdá.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,12
    68.634,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host