UOL Notícias Notícias
 

05/04/2006 - 13h32

Governo do Hamas avalia plano financeiro de emergência de 3 meses

Ramala, 5 abr (EFE).- O Governo do Hamas discute hoje em sua primeira reunião um plano de emergência de três meses para aliviar o déficit financeiro, informou o vice-primeiro-ministro palestino, Nasser Eddin al-Sha'er.

O plano tem como objetivo principal remediar o déficit no caixa da Autoridade Nacional Palestina (ANP) que, por enquanto, levou ao atraso até meados deste mês no pagamento dos salários de seus mais de 140 mil funcionários, que somam cerca de US$ 120 milhões.

Estima-se que um terço da população palestina na Cisjordânia e em Gaza depende dos salários da ANP. Já a ANP depende das doações da comunidade internacional, a qual não tem intenção de entregar dinheiro a membros do Hamas, uma organização tachada por muitos de terrorista.

Os Governos dos Estados Unidos e Canadá já anunciaram a ruptura das relações com a ANP, enquanto a União Européia (UE), máximo doador dos palestinos, deve tomar uma decisão sobre a continuação de sua ajuda na próxima semana.

Israel, que atua como agente de retenção de impostos de alfândega e outros para a ANP, suspendeu a entrega dos US$ 50 milhões que costumava transferir mensalmente aos palestinos.

Por enquanto, a única medida anunciada pelo primeiro-ministro palestino, Ismail Haniyeh, é de que os ministros não cobrarão seus salários até que os demais funcionários da ANP o recebam.

A reunião do Conselho de Ministros é realizada em Ramala e na Cidade de Gaza por videoconferência e é a primeira desde que o Hamas ganhou as eleições em 25 de janeiro.

As organizações da ONU que trabalham em Gaza alertaram ontem que os palestinos da região estão à beira de um desastre humanitário, devido à falta de dinheiro e à escassez de alimentos, este último fator provocado pelo fechamento por parte de Israel da passagem de Karni, o único cruzamento de mercadorias entre Gaza e o exterior.

Atualmente, 56% dos mais de 1,4 milhão de habitantes de Gaza vivem abaixo da linha da pobreza.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host