UOL Notícias Notícias
 

11/04/2006 - 13h04

Al-Jaafari mantém sua candidatura apesar de crescente rejeição

Bagdá, 11 abr (EFE).- O primeiro-ministro interino do Iraque, Ibrahim al-Jaafari, anunciou hoje que manterá sua candidatura à liderança do próximo Governo, apesar da crescente oposição entre sunitas, curdos e xiitas laicos.

Em entrevista coletiva na sede do Governo, Al-Jaafari disse que não se sentia pressionado "por simples declarações". "Meu último caminho em tudo relacionado à política é decidido pelo povo iraquiano", afirmou.

Al-Jaafari aconselhou as formações políticas que se mostraram contrárias a sua continuação como chefe do Governo a "concentrarem-se no estudo de fórmulas para melhorar o programa político do Governo".

As declarações de Al-Jaafari foram feitas poucas horas depois de sua coalizão, a Aliança Unida Iraquiana (AUI), anunciar que não conseguiu superar os desacordos sobre a candidatura do primeiro-ministro.

Os líderes da AUI, que conquistou 128 das 275 cadeiras do Parlamento no pleito de dezembro passado, decidiram voltar a reunir-se amanhã, para tomar uma "decisão final", disse em Bagdá Basem Al-Sherif, um dos candidatos da coalizão xiita.

As reuniões mantidas ontem e hoje pelos líderes das sete principais formações políticas dessa aliança ocorreram depois que Al-Jaafari, apresentado pela AUI para o cargo, foi rejeitado pelos curdos e os árabes sunitas.

Sua reeleição para o posto foi firmemente rejeitada pelos curdos e os sunitas, que constituem a segunda e a terceira forças parlamentares, com 54 e 44 cadeiras na Câmara, respectivamente.

Apesar de ser a maior força no Legislativo, a AUI deve buscar o apoio de dois terços da Câmara para levar adiante a candidatura de seu aspirante a primeiro-ministro.

Vários líderes sunitas acusam responsáveis do Governo provisório, liderado por Al-Jaafari, de incitar a violência sectária e de não atuar em favor do restabelecimento da segurança no país.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h39

    -0,96
    3,150
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h49

    0,51
    70.365,53
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host