UOL Notícias Notícias
 

11/04/2006 - 05h09

Confirmado novo caso humano de gripe aviária na Indonésia

Jacarta, 11 abr (EFE).- As autoridades indonésias anunciaram hoje um novo caso humano de gripe aviária na Indonésia depois que o resultado das exames feitos nos Estados Unidos confirmaram que um jovem de 23 anos é portador do vírus H5N1.

O paciente, um trabalhador da indústria avícola, está internado em um hospital da cidade de Padang, no sudoeste da ilha de Sumatra, declarou à EFE o diretor de Erradicação de Doenças Infecciosas do Ministério da Saúde, Hariadi Wibisono.

Wibisono disse que o paciente manteve contato com frangos doentes poucos dias antes de adoecer.

"Recebemos ontem os resultados das análises feitas no Centro de Controle de Doenças Infecciosas de Atlanta (EUA). Deram positivo também", disse Wibisono, em referência a um exame feito anteriormente na Indonésia, com resultado idêntico.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) exige que o resultado dos exames locais seja confirmado por um laboratório de referência internacional para considerá-lo válido.

Segundo Wibisono, a OMS confirmou até o momento 33 casos na Indonésia, 24 deles mortais, embora os números exibidos no site da organização internacional sejam ligeiramente inferiores: 30 casos, 23 deles fatais.

A Indonésia é o segundo país com maior número de casos de gripe aviária depois do Vietnã, onde foram registradas 42 mortes devido a essa doença.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host