UOL Notícias Notícias
 

11/04/2006 - 11h17

Guarda presidencial palestina controla a passagem de Rafah

Gaza, 11 abr (EFE).- Membros da guarda presidencial palestina tomaram hoje oficialmente o controle do posto fronteiriço de Rafah, entre a Faixa de Gaza e o Egito, informaram fontes de segurança palestinas.

As fontes informaram que um elevado número de agentes da guarda presidencial, também conhecida como "Força 17" e que pertence às forças de segurança nacional, está no posto de controle, cujo funcionamento é supervisionado por um grupo de monitores da União Européia (UE).

A guarda presidencial começou hoje a agir dentro e ao redor do terminal o que, segundo fontes palestinas, supõe que a passagem fronteiriça estará sob o controle direto do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

A medida é uma conseqüência do decreto presidencial emitido recentemente que passa a administração do terminal do Ministério de Assuntos Civis a um organismo especial sob o controle de Abbas.

Fontes do quartel-general de Abbas informaram que a medida tenta evitar o contato entre os monitores europeus e o novo Governo do Hamas, considerado uma organização terrorista pela UE.

As autoridades palestinas temem que após o corte das ajudas diretas à ANP, em resposta à decisão do Hamas de não reconhecer Israel nem os acordos assinados até então, a UE decida também retirar-se do posto fronteiriço de Rafah.

Fontes das forças de segurança informaram que durante os próximos dias a força presidencial assumirá os demais postos de controle.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host