UOL Notícias Notícias
 

12/04/2006 - 16h44

Casa Branca nega que Bush tenha mentido sobre armas biológicas

Washington, 12 abr (EFE).- A Casa Branca afirmou hoje que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, nunca mentiu deliberadamente sobre a existência de armas de destruição em massa no Iraque e que faltou apenas a informação correta dos serviços de inteligência.

Fazer acusações deste tipo é "irresponsável", disse em entrevista coletiva o porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan.

O porta-voz negou categoricamente a notícia publicada hoje pelo jornal "The Washington Post". Segundo o jornal, Bush chamou os dois caminhões capturados no Iraque de "laboratórios biológicos" móveis dois dias depois de os serviços da espionagem dos EUA negarem a informação.

A notícia foi considerada "imprudente" e "irresponsável" pelo porta-voz porque, segundo ele, deu a impressão de que "o presidente disse algo que sabia estar errado", e "isso é absolutamente falso".

"O assunto é velho e foi resolvido há muito tempo", afirmou McClellan, acrescentando que perdeu a conta das vezes em que o presidente explicou que tinha recebido uma informação errada.

O porta-voz exigiu um pedido de desculpas do jornal e da rede de televisão ABC.

Segundo o "Post", um relatório elaborado por uma missão secreta de técnicos enviada ao Iraque pelo Pentágono garantia que os caminhões capturados não tinham nada a ver com armas de destruição em massa.

Os analistas enviaram as suas primeiras conclusões a Washington em 27 de maio de 2003. Dois dias depois, Bush disse: "Encontramos armas de destruição em massa".

Os dirigentes da CIA, nas suas declarações em público, um dia após a entrega do relatório, também afirmavam que os caminhões eram laboratórios utilizados para fabricar armas biológicas.

Os autores do relatório foram 10 analistas civis de inteligência, nove americanos e um britânico. Eles haviam sido enviados a Bagdá pela Agência de Informação de Defesa (DIA).

O "Post" cita um dos analistas, que inspecionou os veículos e garantiu que "não havia conexão com nada biológico". Entre outras razões, porque os caminhões não contavam com o equipamento necessário para produzir armas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host