UOL Notícias Notícias
 

12/04/2006 - 08h12

Chirac pede o retorno às salas de aula após a crise do CPE

Paris, 12 abr (EFE).- O presidente francês, Jacques Chirac, pediu hoje a "todos" os jovens que retornem às salas de aula agora que o Contrato de Primeiro Emprego (CPE) foi retirado.

"Todos os jovens têm que poder retomar suas aulas e se preparar para as provas", disse Chirac ao Conselho de Ministros, segundo informou o porta-voz do Governo, Jean-Francois Copé.

De acordo com o Ministério da Educação, 35 das 62 universidades abertas (as outras estão de férias) funcionavam normalmente ontem, enquanto 23 registravam perturbações parciais e quatro estavam fechadas ou bloqueadas. Dos 3.472 institutos que não estão de férias, nove estavam bloqueados e em 20 há distúrbios.

Frente ao Conselho de Ministros, Chirac lembrou que na segunda-feira passada, "para sair de uma situação de bloqueio e continuar nossa marcha para frente na briga pelo emprego", decidiu substituir o CPE por medidas a favor da inserção de jovens com dificuldades para entrar no mercado de trabalho.

Chirac o fez por razões de "ordem e apaziguamento", disse o chefe de Estado frente aos membros do Executivo de Dominique de Villepin, aos quais pediu "coesão, mobilização e resultados".

O presidente considera necessário redobrar os esforços para que "os instrumentos" que já foram "iniciados para o emprego e que dão resultados há 11 meses possam alcançar sua máxima eficácia ".

A proposição da lei que substitui o CPE com medidas a favor da inserção profissional de jovens pouco qualificados deve ser votada hoje pela Câmara dos Deputados antes de seu envio ao Senado.

A crise em torno do CPE debilitou politicamente Villepin, mas também a Chirac, segundo as pesquisas, que mostram que seus índices de impopularidade estão em níveis recorde.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host