UOL Notícias Notícias
 

16/04/2006 - 11h03

Parlamentar iraniano pede mais centrais nucleares

Teerã, 16 abr (EFE).- O presidente da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento do Irã, Alaeddin Boruyerdi, disse hoje que o Governo deveria construir mais centrais nucleares no menor prazo possível.

"Nas atuais condições, o Governo deve iniciar o mais rápido possível a construção de mais centrais nucleares", disse Boruyerdi através da televisão pública.

O responsável parlamentar acrescentou que a construção de mais centrais nucleares é uma "das tarefas mais importantes" das autoridades de Teerã.

Boruyerdi disse que seria "uma honra para o país" que as novas centrais fossem construídas por jovens iranianos, mas lembrou que outros países podem ajudar o Irã, "se aceitarem a realidade".

"As condições no Irã são diferentes às de antes, e conseguimos bons avanços", disse Boruyerdi, insistindo em que "ocidente deve aceitar os avanços" de Teerã.

Também disse que o anúncio feito pelo Irã de que tinha conseguido produzir combustível nuclear foi bem recebido pelos países muçulmanos.

"Hoje, os países islâmicos se convenceram de que os EUA e o Ocidente quando pressionam o Irã mostram seu desejo de não querer que outros países consigam energia nuclear", disse Boruyerdi, que explicou que as potências querem monopolizar a tecnologia atômica para "controlar o futuro desenvolvimento no mundo".

O parlamentar afirmou que "o mundo entende hoje a clara contradição que existe, já que o regime de Israel obtém ogivas nucleares sem assinar nenhum acordo internacional, enquanto a comunidade internacional pressiona Teerã apesar de este colaborar com as associações internacionais".

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, anunciou esta semana que seu país conseguiu enriquecer urânio e defendeu novamente as atividades nucleares iranianas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host