UOL Notícias Notícias
 

19/04/2006 - 21h07

Câmara absolve José Mentor (PT) por 241 votos a 175

Brasília, 19 abr (EFE).- A Câmara dos Deputados absolveu hoje José Mentor (PT-SP) das acusações de corrupção ligadas ao suposto esquema do Mensalão.

A absolvição de Mentor, um dos 19 deputados processados pela Câmara, foi aprovada por 241 votos a favor e 175 contra no Plenário.

Com ele, já são nove os parlamentares absolvidos.

Mentor foi acusado de ter recebido R$ 120 mil do publicitário Marcos Valério, considerado o articulador financeiro do Mensalão. Em sua defesa, ele argumentou que o dinheiro foi o pagamento de serviços prestados pelo seu escritório de advocacia às empresas de Valério. Ele garantiu que não tinha relação alguma com os negócios entre o publicitário e o PT.

Até hoje somente três dos deputados acusados por pertencer à suposta rede de subornos do PT perderam suas cadeiras: o ex-ministro José Dirceu, Roberto Jefferson (PTB-RJ) e o presidente do PP, Pedro Corrêa.

Outros nove, incluindo Mentor, foram absolvidos. Quatro renunciaram a seus mandatos para evitar o julgamento e três ainda esperam o fim do processo.

Mesmo com a absolvição, todos deverão responder pelas mesmas acusações na justiça, pois foram incluídos no relatório final da CPI dos Correios, que pediu o indiciamento de cerca de 130 pessoas, entre elas os ex-ministros Dirceu e Luiz Gushiken e toda a antiga direção do PT.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host