UOL Notícias Notícias
 

21/04/2006 - 13h06

Rainha Elizabeht II comemora 80 anos com uma multidão em Windsor

Viviana García Londres, 21 abr (EFE).- A rainha Elizabeth II da Inglaterra celebrou hoje seu 80º aniversário com uma multidão reunida diante da grande fortaleza do castelo de Windsor, ao oeste de Londres, onde recebeu uma enorme quantidade de flores e cartões.

Ao meio-dia (8h de Brasília), a soberana saiu do castelo pelo portão Henrique VIII para cumprimentar milhares de súditos que, com bandeiras inglesas e diversas cartazes, se reuniram em Windsor.

Acompanhada por seu esposo, o duque de Edimburgo, a rainha ouviu o "Parabéns a você" tocado por uma banda da Guarda Irlandesa em frente ao palácio, sua residência favorita.

Crianças de escolas locais com bandeiras inglesas foram as primeiras a cumprimentar a rainha, que estava vestida com um sobretudo cor-de-rosa, combinando com um chapéu da mesma cor, e um colar de pérolas.

Em frente ao Registro Civil de Windsor um grupo de estudantes colocou um grande cartaz de "Feliz Aniversário", e outras crianças lhe deram um cartão gigante com o desenho de uma torta de três andares.

Os Guardas Irlandeses acompanharam a caminhada com música dos anos 50.

Em meio a fortes medidas de segurança, a soberana aceitou os presentes que recebeu dos cidadãos, que a aplaudiram ao longo do caminho.

Apesar da idade, Elizabeth II não deu sinais de cansaço durante os mais de 40 minutos do percurso pelas ruas de Windsor, povoado que, há um ano, viu o casamento do príncipe Charles, herdeiro da Coroa, com Camilla Parker Bowls, duquesa da Cornualha.

Como hoje é uma data muito particular, a guarda do castelo colocou em sua torre um estandarte real gigante utilizado apenas em eventos especiais, como o casamento do príncipe Charles.

A rainha recebeu mais de 20.000 cartões de aniversário por correio tradicional e 17.000 e-mails, segundo disse o Palácio de Buckingham, residência oficial da Família Real britânica.

Além disso, o Governo lhe deu, como presente, um jogo de chá da famosa oficina de cerâmica Spode, do condado de Staffordshire, noroeste da Inglaterra, que, aparentemente, custou o equivalente a 1.400 euros.

Um porta-voz do primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, disse hoje que o jogo de chá foi escolhido porque é "algo de que a rainha gostaria especialmente".

O príncipe Charles prestará hoje pela rádio 4 da BBC uma homenagem a sua mãe, em mensagem que será repetida depois por redes de TV.

À noite, a rainha e seus parentes mais próximos jantarão no Palácio de Kew, no jardim botânico de Kew Gardens (sudoeste de Londres).

"Eu gostaria de agradecer a milhares de pessoas deste país e do exterior que me mandaram cartões e mensagens por meus oitenta anos.

Estou emocionada pelo que vocês escreveram e gostaria de expressar meu agradecimento a todos", disse a soberana, em mensagem divulgada por sua residência oficial.

Ao longo de sua vida, Elizabeth II testemunhou os festejos nas ruas pelo final da II Guerra Mundial (1939-45), a Guerra Fria, a chegada do homem à Lua, o sucesso de Elvis Presley, a beatlemania, o desenvolvimento da internet e os escândalos de sua própria família.

Em todos estes anos, a soberana recebeu em audiência dez primeiros-ministros, do conservador Winston Churchill ao atual chefe de Governo, o trabalhista Blair, único chefe de Governo nascido durante seu reinado (em maio de 1953).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host