UOL Notícias Notícias
 

22/04/2006 - 13h11

Distúrbios entre seguidores do Fatah e do Hamas deixam 20 feridos

Gaza, 22 abr (EFE).- Pelo menos 20 pessoas ficaram feridas hoje em um confronto com pedras e coquetéis molotov entre seguidores dos movimentos palestinos Fatah e Hamas na Cidade de Gaza.

Testemunhas disseram à EFE que o incidente começou na Universidade Islâmica de Gaza após uma votação para a comissão de estudantes.

O hospital Shifa informou que recebeu vinte feridos. Ainda não se sabe se os ferimentos foram causados por pedras, pelos coquetéis molotov ou pelos disparos feitos por homens armados que participaram da briga.

O choque entre universitários coincide com uma nova reunião política entre o primeiro-ministro palestino, Ismail Haniyeh, do Hamas, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, do Fatah.

Abbas exerceu na sexta-feira seu direito de veto sobre uma nomeação do Governo de Haniyeh, que decidiu criar um novo organismo de segurança liderado por Jamal Abul Samhadana, líder da facção extremista Comitês Populares da Resistência.

Samhadana é considerado por Israel "alvo militar" por ser acusado de ser o autor de vários ataques contra o território israelense.

O veto de Abbas rendeu a ele a acusação de "traidor" e "corrupto", como considerou o responsável do escritório político do Hamas no exterior, Khaled Meshal, que o acusou de "colaborar" com Israel e Estados Unidos.

Neste sábado milicianos do Fatah saíram às ruas da Cisjordânia e em Gaza para defender o presidente Abbas e pedir explicações ao Hamas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h20

    -0,41
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h29

    0,59
    63.597,99
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host