UOL Notícias Notícias
 

22/04/2006 - 14h18

Sarkozy convida imigrantes que não amam a França a deixar o país

Paris, 22 abr (EFE).- O ministro do Interior francês, Nicolas Sarkozy, convidou hoje os imigrantes que não amam a França a deixar o país e se opôs a "mudar leis, hábitos e costumes" do país "porque uma minoria não gosto deles".

"Se há alguém incomodado por estar na França, que não se preocupem em deixar um país que não lhe agrada. (...) Basta ter de pedir perdão por ser francês", afirmou Sarkozy em um comício a dois mil novos membros do partido conservador União por um Movimento Popular (UMP), de que é presidente.

O ministro do Interior apresentará no dia 2 de maio sua lei sobre a imigração que pretende facilitar a seleção dos imigrantes e combater a imigração ilegal.

Sarkozy assegurou que, assim como outros países, como Estados Unidos, Austrália, Canadá, Reino Unido e Alemanha, a França tem direito a escolher "os melhores estudantes e trabalhadores" entre os imigrantes.

Candidato declarado às eleições presidenciais de 2007, Sarkozy pediu o voto dos eleitores da extrema direita e dos da "esquerda popular".

O ministro francês criticou os socialistas e a candidata favorita desse partido nas pesquisas, Ségolene Royal, afirmando que ela se limita a repetir que tem as idéias do povo, mas não diz quais são.

Uma recente pesquisa revela que Ségolene Royal ganharia de Sarkozy em um segundo turno entre os dois nas eleições presidenciais de 2007.

"Eu me considero de direita, de uma direita republicana, mas não me considero um conservador. Porque sei que o mundo se movimenta.

Com esta idéia de movimento alguns homens e mulheres de esquerda podem perceber que conosco as coisas mudarão", assegurou Sarkozy em mensagem dirigida aos eleitores progressistas.

O presidente da UMP admitiu que estava se dirigindo aos eleitores do Partido Comunista, "à esquerda popular, aos que vivem nas periferias e aos que se sentem abandonados".

Sarkozy também pediu o voto dos simpatizantes da Frente Nacional de Jean-Marie Le Pen e de outros movimentos de extrema direita.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host