UOL Notícias Notícias
 

23/04/2006 - 08h40

Engenheiros israelenses assessoram o Irã sobre infra-estruturas

Jerusalém, 23 abr (EFE).- Um grupo de engenheiros israelenses realizou recentemente uma visita secreta ao Irã, após ser convidado oficialmente para assessorar a República Islâmica sobre a reconstrução de infra-estruturas afetadas por terremotos, informa hoje o jornal israelense "Yediot Aharonot".

Trata-se de três assessores que retornaram a Israel no final das festas de Páscoa judaica, esta semana.

"Surpreendeu-nos a diferença entre o confronto aberto de Israel com o Irã e a profundidade da cooperação comercial entre ambos, no valor de dezenas de milhões de dólares ao ano", disse um dos assessores ao jornal.

"Receberam-nos calorosamente e não sentimos animosidade, nem por um momento, por parte de nossos acompanhantes", acrescentou.

A visita surpreende devido à tensão entre ambos os países durante os últimos meses e às repetidas ameaças feitas pelo presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, de "apagar Israel do mapa".

As autoridades iranianas solicitaram os serviços de uma companhia holandesa que pertence, entre outros, a um israelense. A empresa, por sua vez, recrutou assessores israelenses especialistas em trabalhos de reconstrução de infra-estruturas e com experiência no Irã nos anos 70, antes da revolução islâmica de 1979.

Os israelenses foram contratados para assessorar o Irã sobre como reforçar pontes e renovar infra-estruturas hidrológicas, de desaguamento e estradas.

Os assessores deixaram seus passaportes israelenses na Holanda e entraram no Irã com documentos de identidade nos quais não aparece sua nacionalidade.

Há três meses e meio um israelense visitou em segredo o subdiretor do Ministério de Agricultura iraniano para estudar a renovação da equipe agrícola israelense empregada pela república islâmica.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h59

    -0,82
    3,256
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h11

    0,98
    63.848,74
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host