UOL Notícias Notícias
 

23/04/2006 - 13h40

Exército descobre esconderijo subterrâneo das Farc

Bogotá, 23 abr (EFE).- O Exército colombiano ocupou um esconderijo subterrâneo das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em um área rural montanhosa do departamento do Huila, no sul do país, segundo uma alta fonte militar.

O esconderijo subterrâneo foi encontrado por tropas da IX Brigada na área rural do município de Algeciras, ao sul de Bogotá, perto de Neiva, capital de Huila, afirmou hoje o general Miguel Ernesto Pérez, comandante da unidade.

O oficial disse em entrevista à rádio "Caracol" que é "uma sofisticada obra de arquitetura" subterrânea das Farc. No local há "compartimentos, túneis e saídas de emergência", acrescentou o chefe militar da região.

O coronel Pérez reiterou que o acampamento subterrâneo das Farc "não é uma obra rudimentar, mas uma estrutura de grande magnitude", e que foi descoberto "em trabalhos de busca e controle".

Segundo o coronel Pérez, no esconderijo subterrâneo havia "equipamentos de guerra abandonados" pelos rebeldes. O comandante da IX Brigada não informou se houve combates ou detenções na região.

O local servia de refúgio dos chefes das Farc "quando eram alvo de grandes operações do Exército", acrescentou.

Na região operam vários frentes das Farc e da "coluna móvel Teófilo Forero", uma das unidades de elite mais ativas da principal guerrilha colombiana.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host