UOL Notícias Notícias
 

24/04/2006 - 16h52

Israel oferece ajuda a vítimas de explosões no Egito

Jerusalém, 24 abr (EFE).- Tropas israelenses especializadas em situações de catástrofe, assim como veículos e pessoal dos serviços de emergência, se deslocaram para a fronteira com o Egito, prontas para ajudar nos trabalhos de resgate das vítimas dos atentados no balneário de Dahab.

O Exército israelense ofereceu nesta noite seu auxílio às autoridades egípcias e está à espera da sua autorização para atravessar a fronteira, informou um porta-voz militar.

A oferta de Israel foi ordenada pessoalmente pelo ministro da Defesa, Shaul Mofaz. Ele recomendou ao Exército e aos serviços médicos e de resgate que estejam preparados para uma intervenção rápida em território egípcio.

O Ministério de Relações Exteriores e diversas agências de viagem em Israel entraram em estado de emergência após os atentados na península do Sinai. Mais de 20 mil israelenses estão na região.

Itzik Jai, diretor da passagem fronteiriça de Taba, utilizada pelos israelenses que vão ao Sinai, confirmou esta noite que na última semana cerca de 25 mil pessoas cruzaram a fronteira.

A Polícia israelense e a Estrela de Davi Vermelha declararam o nível 3 de emergência na cidade de Eilat, na fronteira com o Egito.

As instituições se preparam para receber israelenses feridos e outras vítimas que as autoridades egípcias enviem ao hospital local.

Por enquanto não há confirmação de israelenses entre as vítimas.

Mas as autoridades egípcias informaram a Israel que, aparentemente, desta vez não há turistas do país entre as vítimas, como aconteceu em atentados anteriores na mesma região, em 2004 e 2005.

Dahab, a cidade afestada pelas explosões, é um dos pontos turísticos mais procurados pelos jovens israelenses.

A agência Nazrin, uma das que mais trabalham com a região do Sinai, informou que seus turistas, na sua maioria cristãos que festejavam a Páscoa ortodoxa, estavam em Noeiba (sul da área atacada) e Taba (norte).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h59

    0,03
    3,158
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h02

    0,13
    74.536,85
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host