UOL Notícias Notícias
 

25/04/2006 - 09h28

Abbas diz que não permite guerra civil em territórios palestinos

Ancara, 25 abr (EFE).- O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, disse hoje na Turquia, onde está de visita, que nunca permitirá "uma guerra civil" nos territórios palestinos.

Em entrevista coletiva dada em Ancara, Abbas mostrou sua preocupação pela extensão dos enfrentamentos entre partidários do grupo islâmico Hamas, à frente do Governo da ANP, e o movimento Fatah, liderado pelo próprio Abbas.

Após descrever a guerra civil como uma "linha vermelha", o dirigente palestino acrescentou que, "apesar de alguns quererem (que haja guerra), nunca permitiremos que comece uma guerra civil em nosso país".

O presidente da ANP ressaltou, além disso, que o Hamas tem que se submeter aos acordos internacionais assinados pela administração palestina, e insistiu em que nunca apoiou as ações armadas do grupo islâmico.

Além disso, pediu a todos os países que não cortem suas ajudas à ANP, porque significaria castigar o povo palestino.

Abbas disse que nunca haverá segurança plena enquanto continuarem os problemas econômicos, e mostrou sua esperança de que se retomem as negociações de paz com Israel.

"Queremos que a nova coalizão de Governo em Israel se sente na mesa de negociações dentro do Mapa do Caminho", disse.

Em suas declarações, o líder palestino condenou "os ataques terroristas no Egito" e todos os ataques desse tipo, "sem importar se são cometidos contra palestinos ou israelenses".

Abbas deixará Ancara antes da chegada da secretária de Estado americana, Condoleeza Rice, que deve chegar à capital turca ainda hoje.

Abbas chegou a Ancara no domingo, no início de uma viagem que o levará também à Noruega, Finlândia e França, para conseguir a restituição da ajuda européia à ANP, que passa por uma grave crise financeira e não pode pagar os salários de seus funcionários.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host