UOL Notícias Notícias
 

25/04/2006 - 21h51

Chávez aceita convite da Bolívia para debater saída da CAN

Caracas, 25 abr (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse hoje que aceita a convocação de seu colega da Bolívia, Evo Morales, para que seja analisada a saída da Venezuela da Comunidade Andina de Nações (CAN) em uma cúpula com os cinco presidentes da organização.

"Estamos gostosamente dispostos a participar da reunião convocada por Evo" e "estamos dispostos a reconsiderar" a saída da Venezuela da Comunidade Andina, mas "sempre e quando Colômbia e Peru manifestarem também a mesma disposição de reconsiderarem a assinatura dos tratados de livre comércio com os Estados Unidos", disse Chávez em um discurso.

O governante acrescentou que, "de maneira muito nobre e muito sábia, Evo enviou ontem uma carta (...) pedindo que reconsiderássemos nossa denúncia e, portanto, a saída da CAN".

Porém, também "soube colocar a bola no ponto exato ao convocar os presidentes de Colômbia, Equador, Peru e Venezuela".

"E assim como nos convida a reconsiderar a medida (de deixar a CAN), também convida a Colômbia e o Peru a reconsiderarem os acordos de livre comércio", aos quais atribui "a morte" do grupo andino.

"É possível ressuscitar a CAN? Eu acho que não. Mas, mesmo assim, recomendei a meus amigos bolivianos que tomem como exemplo e diretriz aquela frase de Jesus: 'Deixai que os mortos enterrem seus mortos'".

Como tem feito nos últimos tempos, Chávez defendeu a concretização dos acordos regionais, "mas reformulados" na recém-criada Comunidade Sul-Americana de Nações (CSN), criada em Cuzco (Peru) em 2004.

"Muitas coisas estão morrendo. Não percamos tempo tentando reavivá-las. Vamos enterrá-las e nos dedicar a acelerar os partos necessários para criar, inventar novas fórmulas, novas instituições, novos caminhos", declarou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h39

    0,26
    3,137
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h41

    -0,69
    75.477,56
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host