UOL Notícias Notícias
 

26/04/2006 - 12h23

ONU alerta que insegurança e situação humanitária pioram no Sudão

Genebra, 26 abr (EFE).- A ONU alertou hoje que a insegurança e a situação humanitária se deterioraram visivelmente em Darfur (no oeste do Sudão) e pediu à comunidade internacional que volte sua atenção para a região e financie a ajuda internacional aos deslocados e às vítimas da violência.

De acordo com o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Ted Chaiban, o ressurgimento da violência armada em Darfur provocou o deslocamento de 200 mil sudaneses nos últimos três meses, que se somam a 1,9 milhão de pessoas que haviam deixado seus lares desde o começo do conflito, em fevereiro de 2003.

Chaiban sustentou que o pessoal humanitário que trabalha em Darfur enfrenta cada vez mais problemas para ter acesso a esses deslocados, a que se soma a falta de recursos.

"Atualmente, não temos acesso regular a um terço dos deslocados, que praticamente dependem da ajuda internacional e do fornecimento de alimentos e água", afirmou.

Chaiban informou que o Unicef pediu à comunidade internacional um total de US$ 89 milhões para financiar programas em favor de crianças na região sudanesa em 2006. Até o momento, o programa só recebeu US$ 15 milhões.

O representante do Unicef disse que, após um período de relativa calma no ano passado, a insegurança aumentou e as equipes da ONU "sofrem restrições para se deslocar" e seus veículos são freqüentemente "saqueados e roubados".

"Estamos diante de um problema triplo em Darfur: falta de acesso, de segurança e de fundos, o que é extremamente preocupante", ressaltou.

Sobre a escassez de recursos financeiros, Chaiban lembrou que se esta situação for mantida o Unicef será forçado a suspender os investimentos em educação e a ajuda alimentar para as crianças.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h09

    0,95
    3,176
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h15

    -0,88
    67.990,67
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host