UOL Notícias Notícias
 

27/04/2006 - 15h14

Comandante de forças da ONU no Sudão alerta para risco de guerras

Cartum, 27 abr (EFE).- O indiano Gasper Seng Leader, comandante-em-chefe das forças multinacionais da ONU destacadas no Sudão, expressou hoje sua preocupação com a situação de segurança no leste do país e alertou para o risco de guerra na região.

Em entrevista coletiva com representantes do Exército sudanês e do Movimento Popular para a Libertação do Sudão (MPLS), Leader pediu que seja mantido o diálogo para evitar o início de um novo conflito.

Leader se referiu à retirada de combatentes do MPLS do leste do país, prevista para o próximo mês no acordo de paz assinado em janeiro de 2005.

O histórico acordo de paz foi assinado entre o Executivo de Cartum e os rebeldes do MPLS, liderados pelo falecido John Garang, e deve acabar com mais de 20 anos de guerra no sul do país.

Apesar da maioria de seus combatentes se concentrarem no sul do país, o MPLS também controla áreas do leste sudanês.

Após a assinatura do acordo, foi acertado o desdobramento de uma força multinacional sob comando da ONU no sul, leste e no centro do Sudão. A ONU deverá terminar este ano a instalação de 10 mil soldados e observadores vindos da China, Quênia, Zâmbia, Egito, Índia, Bangladesh e vários países ocidentais.

Hussein Kampal, dirigente do Exército do Sudão, afirmou que as forças de seu país estão preparadas para tomar o comando das posições controladas pelo MPLS.

Dirigentes da rebelde "Frente do Leste" pediram ao Governo sudanês que suspenda o estado de emergência declarado no leste e liberte os presos detidos por casos relacionados ao setor oriental, entre outras exigências.

Está previsto que, na segunda-feira, as negociações de paz entre o Governo de Cartum e os rebeldes da "Frente do Leste", com a mediação da Líbia, comecem na Eritréia.

Os grupos rebeldes do leste do Sudão lutam há vários anos contra o regime de Cartum pela marginalização da região na área.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host