UOL Notícias Notícias
 

28/04/2006 - 14h36

Lula diz que Governo pode financiar a salvação da Varig

São Paulo, 28 abr (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que o Governo pode financiar uma operação para salvar a Varig.

Lula negou que o Governo vá injetar recursos públicos na companhia aérea, embora possa financiar uma operação de salvação, que consistiria em conceder créditos a uma empresa interessada em adquirir Varig.

"Eu tenho dito publicamente que o governo não vai colocar dinheiro público, ou seja, o que nós poderemos fazer é financiar a salvação da Varig, desde que a Varig cumpra com o seu papel", afirmou o presidente, referindo-se às negociações sobre a venda da empresa.

Segundo Lula, a solução para a crise tem que sair do mercado e não do Estado.

"Nós agora vamos trabalhar para ver se encontramos uma solução", acrescentou.

A Varig, com cerca de 11 mil empregados, tem dívidas de cerca de R$ 9,2 bilhões, em sua maioria com o Governo e empresas estatais, e nas últimas semanas admitiu não ter recursos para custear despesas diárias como combustíveis e pagamentos à Infraero.

Na quinta-feira, o ministro da Defesa, Waldir Pires, disse que Lula está bastante empenhado em encontrar uma solução (para a companhia aérea) que seja viável e que esteja dentro das atribuições do Governo.

O presidente discutiu a situação da empresa em reunião que teve ontem com a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e com o ministro da Defesa.

Lula afirmou ainda que a Varig, "como outras empresas do Brasil, virou uma espécie de paixão nacional".

"Ma essas coisas você não trata com coração, mas com a racionalidade de uma empresa privada" e que precisa encontrar a solução "de acordo com as leis de mercado". O presidente disse concordar com a postura do juiz Luiz Roberto Ayoub, da Oitava Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e responsável pelo processo de recuperação judicial da companhia aérea.

Segundo o juiz, a Varig não pode declarar falência devido ao fato de ainda ser uma empresa viável e poder ser adquirida por alguma empresa interessada em capitalizá-la.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host