UOL Notícias Notícias
 

29/04/2006 - 00h13

Brasil vai receber 30ª Conferência Regional da FAO, em 2008

Caracas, 28 abr (EFE).- A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) encerrou hoje em Caracas a 29ª Conferência Regional América Latina e do Caribe e escolheu o Brasil como sede da próxima edição, em 2008.

O embaixador do Brasil na FAO, Flavio Miragaia, agradeceu a escolha e lembrou a necessidade de encontros prévios para incluir nos debates "temas novos, como a bioenergia".

O subdiretor geral da FAO, José Graziano, também defendeu a inclusão do tema. Ele quer que, nas reuniões preparatórias, sejam criados mecanismos para melhorar as tarefas de prevenção coordenada das doenças animais.

O encontro regional confirmou que a América Latina e o Caribe ainda estão livres da sua variedade mais perigosa do vírus da gripe aviária, o H5N1.

Segundo Moisés Vargas, analista em Saúde Animal da FAO, a região é a de "menor risco" no mundo, mas "é preciso prevenir. Todos os países estabeleceram mecanismos de controle".

O assunto principal do encontro da FAO, no entanto, foi uma análise das iniciativas regionais com o objetivo de reduzir a pobreza na região. Segundo um documento da organização, em 2004 a pobreza extrema afetava 18,6% da população da América Latina e do Caribe, ou 96 milhões de pessoas. Os pobres eram 222 milhões, 42,9% do total.

O diretor da FAO, o senegalês Jacques Diouf, lembrou que se "os esforços não forem redobrados nos próximos dez anos", o objetivo de reduzir pela metade o número de famintos na região "só será possível em 2150".

Diouf pediu mais cooperação entre os países e prometeu "maior eficiência" da FAO para conseguir a redução até 2025. Além dos poucos recursos financeiros, ele apontou a dispersão de programas, que são mais de 100 na região, como um dos problemas.

Os outros temas da reunião foram as políticas de segurança alimentar, o desenvolvimento econômico e social do espaço rural, e as tendências e desafios no campo da saúde.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host