UOL Notícias Notícias
 

29/04/2006 - 00h30

Fidel Castro e Morales recebem Hugo Chávez e Ortega em Havana

Havana, 28 abr (EFE).- Os presidentes de Cuba, Fidel Castro, e da Bolívia, Evo Morales, receberam hoje o da Venezuela, Hugo Chávez, que chegou à capital cubana acompanhado pelo dirigente sandinista nicaragüense Daniel Ortega.

Chávez vai participar da minicúpula organizada na capital cubana para a assinatura do Tratado de Comércio do Povo (TCP). A proposta do presidente boliviano faz parte da Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba), lançada pela Venezuela como alternativa à Área de Livre-Comércio das Américas (Alca), defendida pelos Estados Unidos.

"A cada dia crescemos mais. A cada dia o projeto de Bolívar se consolida", disse Chávez ao chegar a Havana.

Os três governantes elogiaram o projeto da Alba, apontado como modelo de integração para a região e mecanismo de aproximação entre os povos da América Latina.

Evo Morales, que chegou a Havana horas antes de seu colega venezuelano, explicou que o objetivo da reunião é apresentar alternativas ao modelo defendido pelos EUA.

"A reunião será um passo à frente no projeto de mudar o sistema neoliberal que predomina no continente. Vamos incentivar o processo de descolonização que estamos vivendo na Bolívia", disse Morales, segundo a agência estatal "Prensa Latina".

Castro, Morales e Chávez vão assinar o tratado no sábado e lembrar o primeiro aniversário da criação da Alba por Venezuela e Cuba. A Bolívia vai se unir à associação.

Morales adiantou que o tratado vai permitir o comércio de algumas mercadorias, entre elas a folha de coca e a soja, com tarifa zero.

Mas ainda não foi divulgada a lista de produtos incluídos no convênio nem a data da sua entrada em vigor.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host