UOL Notícias Notícias
 

29/04/2006 - 14h04

Governo checheno pede investir no desenvolvimento da república

Moscou, 29 abr (EFE).- O primeiro-ministro do Governo pró-russo da Chechênia, Ramzan Kadyrov, fez hoje um pedido à diáspora chechena para investir no desenvolvimento econômico e social da república russa.

"É preciso investir dinheiro na economia da Chechênia, e não construir fábricas em outros países ou outras regiões da Rússia até que os problemas estejam resolvidos no estado ou região de origem", disse Kadyrov, citado pela agência russa "Interfax", em Gudermes, segunda cidade mais importante da república.

O primeiro-ministro checheno disse que a magnitude do desemprego que atinge a Chechênia é tamanha, que torna-se impossível resolver este problema apenas com os recursos do orçamento da república e as contribuições do Governo federal russo.

Kadyrov disse que uma das prioridades do Governo é o pagamento de indenizações às famílias que perderam suas casas e aos deficientes físicos.

"Nos propusemos a mostrar a todos que as autoridades da Chechênia são capazes de reconstruir Grozni (a capital chechena) e outras localidades. Os resultados estão à mostra", acrescentou o primeiro-ministro.

Como exemplo, Kadyrov citou a reconstrução de dez ruas de Grozni e a mudança do sistema de águas e esgoto em uma das principais avenidas da cidade, que passou por intensos bombardeios nas duas campanhas militares do Exército russo contra os separatistas islâmicos.

O conflito da Chechênia, que se prolonga desde dezembro de 1994, matou dezenas de milhares de pessoas, na maioria civis, segundo dados de organizações de direitos humanos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host