UOL Notícias Notícias
 

30/04/2006 - 06h53

Partido Trabalhista escolhe ministros para Governo de Israel

Jerusalém, 30 abr (EFE).- O Comitê Central do Partido Trabalhista israelense (PL) escolherá hoje, em meio a uma crise interna, os ministros que farão parte do novo Governo do primeiro-ministro interino Ehud Olmert, líder do centrista Partido Kadima.

Dois deputados e generais da reserva, Dani Yatom e Matán Vilnaí, questionam uma distribuição de pastas feita pelo presidente do Partido, Amir Peretz, e exigirão que se faça por votação entre os membros do Comitê Central.

O PL, que alcançou 19 das 120 cadeiras do Parlamento (Knesset) nas eleições de 28 de março, já acertou com o Kadima, que tem 29, sua entrada no Governo, no qual disporia de sete ministérios.

Algumas personalidades que se uniram ao Partido como "estrelas" para atrair o público durante a campanha eleitoral de Peretz, foram excluídas da lista de ministros, e isto, somado ao descontentamento de outros veteranos que não chegarão ao Executivo desatou a primeira crise interna.

Trata-se do maior desafio político para Peretz, ex-secretário-geral da Confederação de Trabalhadores (Histadrut), desde que assumiu a Presidência do trabalhismo após derrotar o veterano e octogenário Shimon Peres, agora membro do Partido Kadima.

Os escolhidos pelo líder do PL são a professora universitária Iuli Tamir para Educação; Shalom Simjón na Agricultura; Ofer Pines em Cultura, Esportes e Assuntos de Jerusalém; Itzhaj Herzog para Turismo; Benjamin Ben-Eliezer em Infra-estruturas; e Eitan Kabel, secretário do bloco parlamentar, como ministro sem pasta.

O primeiro-ministro interino Olmert, que também tinha previsto fechar hoje acordos de coalizão com os partidos ortodoxos Shas e do Judaísmo da Bíblia, tem intenções de apresentar na próxima quinta-feira o novo Governo e pedir um voto de confiança à Knesset.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host