UOL Notícias Notícias
 

30/04/2006 - 19h59

Partido ultra-ortodoxo Shas se une a acordo para Governo

Jerusalém, 30 abr (EFE).- O partido ultra-ortodoxo Shas conseguiu hoje um acordo com o Kadima para apoiar a formação de um Governo estável liderado por Ehud Olmert, informaram meios de imprensa israelenses.

O Shas é o terceiro aliado com o qual o primeiro-ministro Ehud Olmert firma um pacto político para a próxima legislatura, depois que do Partido dos Aposentados e do Trabalhismo, este último na quinta-feira passada.

A entrada do Shas no Governo de Olmert concederá ao Kadima a maioria parlamentar, já que com as outras duas formações políticas tinha o apoio de apenas 55 das 120 cadeiras do Knesset (Parlamento).

O Shas obteve 12 deputados nas eleições de 28 de março passado, por isso Olmert já conta a partir desta noite com o apoio de 67 dos 120 membros do Parlamento.

O novo Governo israelense deve tomar posse na próxima quinta-feira.

Olmert também espera introduzir ainda em seu Governo os seis deputados do outro partido ortodoxo israelense, o Judaísmo Unido da Torá .

O acordo entre o Kadima e o Shas foi alcançado hoje depois que Olmert se comprometeu por escrito diante do líder do partido ultra-ortodoxo, Eli Yishai, a respeitar a recusa dessa formação em apoiar o projeto de retirada parcial da Cisjordânia.

O acordo, segundo o jornal "Ha'aretz", abre o caminho para o Shas tomar suas próprias decisões sobre este assunto, que é um dos pontos centrais do projeto governamental do Kadima.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h39

    0,23
    3,274
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h40

    1,33
    63.492,96
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host