UOL Notícias Notícias
 

01/05/2006 - 10h13

Sogro de presidente da Inguchétia é libertado após seqüestro

Moscou, 1 mai (EFE).- A Polícia da república caucasiana russa da Inguchétia informou que o deputado Magomed Chajkiev, sogro do presidente inguche, Murat Zyazikov, foi libertado hoje após ter sido seqüestrado em fevereiro.

"O deputado foi posto em liberdade sem condições prévias. Vários suspeitos de seu seqüestro já foram detidos", disse à agência "Interfax" um porta-voz do Ministério do Interior inguche.

O porta-voz precisou que a libertação de Chajkiev foi fruto de uma "operação especial" realizada pelas forças de segurança em uma região montanhosa na fronteira administrativa entre a Inguchétia e a Chechênia, mas não deu detalhes.

A fonte acrescentou que a saúde do deputado, de 72 anos, é "satisfatória", mas ele precisa de assistência médica e descanso para se recuperar.

O seqüestro de Magomed Chajkiev em 27 de fevereiro foi o mais desafiante entre os que são cometidos com freqüência na Inguchétia, por se tratar de um idoso, protegido pelas tradições caucasianas, e do sogro do presidente e do promotor da república, casados com suas duas filhas.

O Ministério do Interior disse que se investiga se o motivo do seqüestro foi "exercer pressões sobre a Administração ou obter resgate", mas não informou se os suspeitos são grupos extremistas islâmicos, mafiosos ou clãs políticos rivais do clã do presidente da república.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host