UOL Notícias Notícias
 

02/05/2006 - 11h06

Irã anuncia enriquecimento de urânio a 4,8%

Teerã, 2 mai (EFE).- O secretário do Organismo de Energia Atômica do Irã (OEAI) Gholam Reza Aghazadeh anunciou hoje que seu país conseguiu enriquecer urânio a um nível de 4,8%, superior ao anunciado anteriormente, informou a agência "Isna".

Aghazadeh explicou que o Governo de Teerã não deseja alcançar um enriquecimento superior a 5% e disse que o já conseguido pelo Irã é suficiente para o uso civil da energia atômica.

A autoridade iraniana anunciou, além disso, o início da exploração de uma mina de urânio no sul do país, da qual se espera extrair 30 mil quilos anuais de "yellowcake".

"Iniciamos uma pesquisa global para identificar os recursos de urânio do Irã, mas nossos prognósticos indicam que essa substância poderá ser encontrada no sul e no centro do país", acrescentou.

Aghazadeh se referiu ao relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que diz que seu país acelerou o enriquecimento de urânio contra o exigido pela comunidade internacional, e insistiu que a "confiança mútua" é a única maneira para superar o caso.

"O caminho nuclear do Irã é irreversível. A única forma de solucionar este assunto é eliminando o medo dos outros", explicou o responsável iraniano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h00

    -0,48
    3,260
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h02

    1,68
    62.710,02
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host